O professor, escritor e pesquisador Reudesman Lopes está planejando junto às autoridades do município as comemorações alusivas aos 100 anos do futebol cajazeirense, com uma vasta programação que deverá ter início no mês de maio, dentro da 21ª Semana Nacional dos Museus, com uma exposição itinerante do Museu do Futebol de Cajazeiras que cumprirá proposta itinerante em Cajazeiras e a algumas cidades da Paraíba.
Também fará parte desta programação o lançamento do livro/álbum: 100 Anos do Futebol de Cajazeiras, mais uma obra de Reudesman Lopes no trabalho de preservação da história e da memória da cidade e do seu futebol.
O referido livro vem dividido em duas partes: na primeira parte, contada através de uma linha do tempo do nosso futebol a partir dos anos 20 até os anos 2000 e nesta, tudo aquilo que aconteceu de mais relevante a exemplo da fundação do primeiro clube de futebol de Cajazeiras, a primeira conquista do nosso futebol, os grandes campeões do futebol cajazeirense, o primeiro clube profissional da cidade, entre tantas memórias que serão levadas ao leitor. Na segunda parte o foco foi enaltecer personagens destaques do futebol cajazeirense nestes 100 anos de história, homenageando jogadores, dirigentes, árbitros, torcedores e imprensa”, revelou o escritor.
Reudesman adiantou que algumas outras atividades estão sendo planejadas, a exemplo de uma competição denominada de Taça Centenária, com a participação dos clubes campeões do futebol amador de Cajazeiras; inauguração das reformas do Estádio Higino Pires Ferreira e possivelmente a instalação definitiva do Museu do Futebol de Cajazeiras em prédio próprio, que será uma obra presenteada à cidade pelo Centro Universitário Santa Maria (UNIFSM), através das reitoras Ana Goldfarb e Sheylla Lacerda.
Nos próximos dias deveremos nos reunir com o prefeito Dr. José Aldemir Meireles e este deverá nomear e instalar uma comissão de desportistas de Cajazeiras para tratar de toda a organização e estrutura deste evento que celebrará o Centenário do Futebol da terra do Padre Rolim. O que se sabe é que grande parte destas comemorações se farão realizar no mês de agosto, quando se festeja o nascimento do fundador desta cidade, o Padre Rolim”, finalizou Reudesman Lopes.
Fonte: Coisas de Cajazeiras
0 Comentários