PIS 2023: Veja o passo a passo para consulta o abono através do CPF




Atualmente, o documento que regulamenta o trabalho no Brasil é a Integração da CLT, além de definir todas as regras para o funcionamento das relações de trabalho. Concede muitos direitos aos trabalhadores, incluindo a participação no Programa de Integração Social (PIS).

O PIS funciona a partir de um número usado para identificar os trabalhadores e os ajuda a recolher benefícios vinculados à carteira de trabalho, como consultas e saques, e benefícios em folha de pagamento. Infelizmente, poucas pessoas sabem como descobrir esse número. Saiba como acessar o texto na íntegra.
O número permite a consulta aos direitos dos trabalhadores

De acordo com informações do portal da Serasa, esse processo pode ser realizado com o número do CPF e no site do Meu INSS. O primeiro passo é acessar a página Meu INSS e inserir seu CPF, caso já tenha se cadastrado. Quando inserido, o sistema solicita integração com o Gov.br, sistema que coleta todas as informações sobre os cidadãos.

Dessa forma, a pessoa poderá digitar a senha do cadastro e ver todos os dados relacionados a ele, incluindo o número do NIT/PIS. Agora, caso o cidadão não esteja cadastrado, terá que inserir os dados solicitados, como data de nascimento, telefonema, e-mail, etc. e realizar o processo. Dessa forma, o próprio sistema criará automaticamente uma senha. Portanto, você terá que anotá-lo e, em seguida, entrar na plataforma novamente.

Após esse processo, o usuário pode alterar o número para sua senha preferida e fazer login quando necessário. Outra maneira fácil de saber seu número PIS é procurar a carteira de trabalho. As informações são exibidas nas versões física e digital. Ele está localizado na seção Identificação do trabalhador.
Consultei o PIS, como recebo o valor?

Para receber um abono, é importante seguir vários critérios:

É concedido a trabalhadores de baixa renda que trabalham com carteira assinada e recebem até dois salários mínimos em um ano-base. Também é importante se cadastrar no PIS por no mínimo 5 anos, além de manter os dados corretos na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS)/eSocial.

Um lote de pagamentos é repassado pela Caixa Econômica Federal, de acordo com um cronograma.

Postar um comentário

0 Comentários