Chico Mendes e Corrinha Delfino empatam tecnicamente dentro da margem de erro na primeira pesquisa espontânea do ano em Cajazeiras: 29,59 % contra 22,78 %




Na pesquisa espontânea divulgada no final da tarde desta terça-feira (9), o deputado estadual Chico Mendes obteve 29,59 % das intenções de votos, enquanto a professora Corrinha Delfino atingiu 22,78 %. Dentro da margem de erro de 3,5 %, há um empate técnico entre os dois pré-candidatos em Cajazeiras.

Esta foi a primeira pesquisa para a sucessão municipal em Cajazeiras, obedecendo ao período definido pela legislação eleitoral e devidamente registrada junto ao TRE, sob o número 01553/2024.,

Encomendada pelo FonteCZ e realizada pelo Instituto Índice, do Ceará, a pesquisa teve a coleta entre os dias 2 a 6 de abril, quando foram entrevistados 771 eleitores da cidade.

A pesquisa foi coordenada pela Dra. Ianne Rafaella Santos Melo, graduada em Estatística pela UFPB, mestre em Modelos de Decisão e Pesquisa – UFPB – e doutoranda em Modelos de Decisão com e ênfase em amostragem – UFPB. Ela é registrada no CONRE – Conselho Regional de Estatística sob o número 10274.

Metodologia: Pesquisa quantitativa com amostragem, realizado por meio de entrevistas presenciais, com a aplicação de questionário junto à uma amostra representativa da população em estudo.

Margem de erro e intervalo de confiança: A margem de erro máxima aproximadamente nos resultados é de 3.5 %, com um nível de confiança de 95%.

Controle de qualidade: O sistema de controle interno ocorre a partir do início da etapa da Rcoleta, onde os entrevistados são fiscalizados permanentemente pelo coordenador do projeto. A verificação é feita em 20% dos questionários aplicados.

Processamento de dados: Executado por meio de microcomputador, utilizando-se o programa Development Core Team desenvolvido para análises estatísticas, word e excel para elaboração de textos e gráficos.

PÁGINA DO INSTITUTO ÍNDICE: www.oindice.com.br

Postar um comentário

0 Comentários