No último dia dois de maio, a Secretaria de Meio Ambiente de Cajazeiras, junto com a Secretaria de Saúde, através do Núcleo de Zoonoses, realizou uma reunião híbrida com representantes da causa animal no município.
A reunião ocorreu de forma presencial e remota e contou com as participações de 21 representantes de pessoas que dedicam parte de suas vidas ao cuidado com animais, além de quatro servidores públicos das duas repartições responsáveis pela reunião.
A reunião foi presidida pela Secretaria de Meio Ambiente e teve a presença do veterinário Wagner Pessoa, que é coordenador do Núcleo de Zoonoses do município, que fez uma explanação dos serviços prestados pelo setor.
Em seguida, cada um dos cuidadores de animais presentes se apresentou e falou sobre sua atuação e desejo de contribuir com os avanços que essa causa precisa, não só em Cajazeiras, mas como um desafio ainda da grande maioria dos municípios.
A reunião foi finalizada com a escolha entre entres os presentes de 4 nomes, sendo 2 titulares e 2 suplentes, para representar essa classe no Conselho de Proteção Animal do município, que está sendo reestruturado visando o fortalecimento das ações em prol dessa causa.
Conforme relatório apresentado na reunião, o Núcleo de Zoonoses realizou as seguintes atividades de janeiro a abril deste ano:
- Avaliação e medicamentos: 964 avaliações sendo 727 caninos e 237 felinos;
- Eutanásia: 68 sendo 62 caninos e 06 felinos os procedimentos estão todos respaldados com laudo técnico ou com diagnostico clínico e laboratorial;
- Testes de Leishmaniose Caninos foram realizados 151;
- Atendimento de 12 denúncias;
- Castração no Castramóvel 57 cães e 138 gatos totalizando 195 castrações em machos;
- Castração na empresa terceirizada 88 cadelas e 62 gatas totalizando 150 castrações em fêmeas;
- Total geral de castrações 345;
- Avaliação 02 coelhos;
- Reunião da coordenação com a equipe 16.
0 Comentários