Dep. Dra. Paula comemora decisão do TJ que eleva a Comarca de Cajazeiras à 3ª Entrância

 



A deputada estadual Doutora Paula (Progressistas) comemorou nesta segunda-feira (22) a aprovação pelo Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) do anteprojeto de lei complementar que tratará sobre modificações e adequações no judiciário. O anteprojeto que garante a elevação da Comarca de Cajazeiras à instância final, equivalente à 3ª Entrância agora segue para apreciação da Assembleia Legislativa.

Na Assembleia Legislativa, a deputada Doutora Paula chegou a apresentar pedido solicitando ao presidente do TJPB, desembargador João Benedito da Silva, a elevação do Município de Cajazeiras a terceira entrância.

“Esse é um momento importante para Cajazeiras e para toda a região. A elevação da Comarca irá favorecer um maior aporte para os processos darem seu andamento de forma célere, melhorando a situação dos servidores e toda uma demanda processual. Nosso agradecimento aos desembargadores, ao presidente da OAB-PB, Harrison Targino, e ao presidente da OAB Cajazeiras, Jone Pereira, pelo empenho nessa luta”, disse a deputada.

O anteprojeto modifica a Lei Complementar nº 96/2010 que trata da organização e divisão judiciárias na Paraíba. Entre outras mudanças, ela estabelece que as comarcas de 1ª e 2ª entrâncias passam a integrar a Entrância Inicial e as comarcas de 3ª entrância passam a integrar a Entrância Final. A Comarca de Cajazeiras e o Juizado Especial de Sousa passam a integrar a Entrância Final do Poder Judiciário do Estado da Paraíba.

O presidente da Corte, antes de declamar o resultado, afirmou que não seria justo deixar Cajazeiras de fora dessa mudança, pois se enquadrava em todos os critérios para a elevação, apenas não atendendo a população mínima. Esse aspecto foi relativizado para dar a importância que merecia.

As comarcas são classificadas administrativamente em entrâncias, de acordo com critérios como o número de processos, população e a importância dos municípios. As comarcas de 3ª entrância (que devem passar a ser chamadas de entrância final) são responsáveis pela prestação jurisdicional a um maior número de pessoas.

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Anônimo23/7/24

    Morei em Cajazeiras durante 10 anos e vi a cidade perder vários benefícios para a cidade de Sousa. Parece que a situação começa a mudar.

    ResponderExcluir