Mudança de estratégia: Bandido agora prefere golpe ao roubo de rua; migração de crimes vira dor de cabeça para as polícias




A queda de roubos e a alta de estelionatos, reveladas pelo Anuário Brasileiro de Segurança Pública nesta quinta-feira, 18, consolidam uma tendência de migração de crimes de rua, como assaltos a mão armada, para golpes, sobretudo virtuais. Impulsionados pela facilidade de transferências bancárias via Pix, aplicativos e jogos online, estes crimes oferecem menos risco aos bandidos e são desafio extra para a polícia.

Nesse cenário, especialistas apontam que não adianta reforçar o policiamento ostensivo, mas, sim, integrar mais esforços na investigação e no aperfeiçoamento da tecnologia. Além de focar em medidas educativas para evitar que mais pessoas se tornem vítimas de golpes. “Há uma mudança sensível de crimes de rua, de oportunidade, como furtos e roubos, que tem a ver com a queda de roubos em quase todas as modalidades”, diz Renato Sérgio de Lima, diretor-presidente do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

Postar um comentário

0 Comentários