Editora a União realiza ‘Tarde da Literatura Paraibana’ com lançamento de livros em Cajazeiras




A Empresa Paraibana de Comunicação (EPC), por meio da Editora A União, em parceria com a Academia Cajazeirense de Artes e Letras (ACAL) e o Núcleo de Documentação Histórica Deusdedit Leitão, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), realiza na próxima sexta-feira (23), às 16h, na Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), em Cajazeiras, a ‘Tarde da Literatura Paraibana’. O evento vai contar com lançamentos dos livros ‘Memórias A União’ e ‘Paraíba na Literatura V’. Também haverá lançamento de livros de autores locais.

O evento itinerante da EPC tem como objetivo promover a literatura paraibana com ações de interiorização da Editora A União, uma forma de aproximar o público de escritores paraibanos e suas produções. No evento de sexta-feira, participarão da mesa Naná Garcez, diretora-presidente da EPC, Rui leitão, diretor de Rádio e TV da EPC, Nadja Claudino presidente em exercício da ACAL, e Maria Eduarda Dias Feitosa do Núcleo de Documentação Histórica Deusdedit Leitão.

O historiador e escritor Deusdedit Leitão, natural de Cajazeiras e que dá nome ao Núcleo de Documentação Histórica da UFCG, é um dos perfilados na 5ª edição da coleção Paraíba na Literatura, que será lançada na ocasião. A publicação traz perfis biográficos de mais de 20 personalidades literárias do estado de diversas épocas. Falecido em 2010, Deusdetit foi membro da Academia Paraibana de Letras (ALPB), do Instituto Histórico e Geográfico Paraibano (IHGP) e do Instituto Paraibano de Genealogia e Heráldica.

Nesta edição do Paraíba na Literatura, entre os jornalistas, cronistas, cordelistas, romancistas, poetas e contistas, temos nomes de destaque mais recentes como Débora Gil, Thiago Germano, Nelson Barros e Antônio Mariano; e outros com mais tempo de atuação como Águia Mendes, Amador Ribeiro Neto, Ipojuca Pontes, João Batista de Brito, Vitória Lima, Ramalho Leite, José Camelo, Marineuma de Oliveira, Socorro Aragão e Mercedes Cavalcanti. Além de nomes que não podem ser esquecidos, como Edson Régis, Dôra Limeira, Martinho Moreira Franco, José Vieira, Deusdedit Leitão e Otacílio Batista.

Já o primeiro volume de Memórias A União reúne entrevistas audiovisuais editadas em formato de livro nas quais se resgatou uma parte da história da imprensa paraibana, por meio das narrativas de quem já passou pelas cadeiras do jornal A União, entre jornalistas, editores e gráficos. Considerando que o jornal tem 131 anos de existência, são muitas as histórias e experiências relatadas por profissionais que trabalharam em diversos setores e períodos. Entre os nomes entrevistados estão Gonzaga Rodrigues, Carlos Vieira, Ramalho Leite, Rubéns Nóbrega, Cleane Costa, Rui leitão, Agnaldo Almeida, Gisa Veiga, Maria do Socorro, Luís Carlos Sousa, entre outros.

A Livraria A União também montará estande no local, disponibilizando diversos títulos da literatura paraibana, nacional e internacional. Todos os livros da última edição do Prêmio José Lins do Rego serão vendidos a R$ 10,00.

Postar um comentário

0 Comentários