Paraíba tem 18 açudes em situação crítica devido aos baixos índices de chuvas, diz AESA



De acordo com os dados divulgados pela Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa), 18 açudes na Paraíba estão em situação crítica devido aos baixos índices pluviométricos registrados no Estado. A informação divulgada aponta que os açudes estão localizados nas regiões do Sertão, Curimataú e Cariri, onde apresentam níveis de água extremamente baixos, variando entre 0% e 3,24% de sua capacidade total.

Um destes açudes é o de Jeremias, em Desterro, é o que se encontra em pior situação, com 0% de seu volume, apesar de ter capacidade para 4,6 milhões de metros cúbicos. Desde outubro de 2023, o reservatório está completamente seco, segundo os dados da Aesa.

Outros reservatórios abaixo de 1% de sua capacidade incluem Bastiana, em Teixeira; Cacimbinha, em São Vicente do Seridó; Livramento, em Gurjão; Prata II, em Prata; e Sabonete, também em Teixeira.

Em um panorama mais amplo, a Aesa informa que, até esta segunda-feira (19), oito reservatórios estavam sangrando, 91 apresentavam capacidade superior a 20%, enquanto 18 permaneciam em observação, com volumes inferiores a 5%. A lista completa dos açudes em situação crítica pode ser conferida ao final da matéria.
CONFIRA ABAIXO O AÇUDE E O MUNICÍPIO:

Bastiana, em Teixeira;
Cacimbinha, em São Vicente do Seridó;
Coronel Jueca, em Cacimba;
Curimataú, em Barra de Santa Rosa;
Gurjão, em Gurjão;
Jeremias, em Desterro;
Lagoa do Meio, em Taperoá;
Livramento, em Gurjão;
Ouro Velho, em Ouro Velho;
Prata II, em Prata;
Roçado, em Conceição;
Sabonete, em Teixeira;
Serrote; em Monteiro;
São Francisco II, em Teixeira;
São José III, em São José dos Cordeiros;
São Mamede, em São Mamede;
Taperoá II, em Taperoá;
Várzea, em Várzea.

Postar um comentário

0 Comentários