Primeiro brasileiro a participar de um conclave, Cardeal Arco Verde estudou em Cajazeiras no Colégio Diocesano Padre Rolim




O pernambucano Joaquim Arcoverde de Albuquerque Cavalcanti (1850-1930), mais conhecido como cardeal Arcoverde, entrou para a história como o primeiro religioso latino-americano a ser nomeado para o restrito colégio da elite da Igreja Católica. Ele também foi o primeiro a participar de um conclave no Vaticano.

A eleição em questão ocorreu entre 31 de agosto e 3 de setembro de 1914 e elegeu o italiano Giacomo Battista della Chiesa (1854-1922) como papa Bento XV, sucedendo então o papa Pio X (1835-1914).

Aos 13 anos, o jovem matriculou-se no no Colégio Salesiano - Diocesano de Cajazeiras em princípios do ano de 1863. Este fato vem a corroborar o prestígio de que gozava, no Nordeste, a instituição educacional do mestre Padre Rolim. Com apenas dezesseis anos, em 1866, demonstrando vocação sacerdotal, a família atendeu ao seu desejo, possibilitando-o, com a ajuda de sua Diocese, Pesqueira-PE, ir estudar na Europa, fazendo-o matricular-se no Pontifício Colégio Pio Latino-Americano, em Roma, onde fez os cursos de Ciências, Letras, Filosofia e Teologia. Veio a ser ordenado sacerdote em 4 de abril de 1874.

Já no Brasil, ao lado de sua missão sacerdotal, exerceu a função de reitor do tradicional Seminário Menor de Olinda, onde também havia lecionado o nosso Padre Mestre Inácio.

Em 1888, o ainda sacerdote Joaquim Arcoverde rejeitou a nomeação para bispo da Bahia, cargo para o qual havia sido nomeado por Dom Pedro II, num tempo em que o poder temporal (político) exercia influências sobre o poder espiritual (religioso). Posteriormente, foi nomeado pelo Papa Leão XIII e empossado como décimo bispo de Goiás (1890 a 1891), de onde partiu para assumir o cargo de bispo-auxiliar de São Paulo (1892 a 1894), daí assumindo a missão de décimo bispo titular da Capital Bandeirante (1894 a 1897). Em seguida, foi designado 13º bispo e segundo arcebispo da Arquidiocese do Rio de Janeiro (1897 a 1930.

Em 11 de dezembro de 1905, sob as bênçãos do Papa (hoje Santo) Pio X, foi nomeado primeiro Cardeal do Brasil e da América Latina.

Em Cajazeiras, é homenageado com o nome de uma artéria, a Praça Cardeal Arcoverde, fronteiriça a nossa Catedral. Uma curiosidade: muitos ainda julgam que a praça com o seu nome seria aquela localizada por trás da Prefeitura Municipal, esta titulada de Praça Dom João da Mata. É uma homenagem a tão importante personalidade que passou pelos bancos escolares do tradicional Colégio Salesiano/Diocesano Padre Rolim.

Postar um comentário

0 Comentários