Estão abertas, a partir desta quarta-feira (2), as inscrições para a segunda edição do Concurso Nacional Unificado (CNU) — conhecido como o “Enem dos Concursos”. A seleção vai preencher 3.652 vagas em 32 órgãos federais, com salários que podem chegar a R$ 17 mil, a depender do cargo.
As inscrições podem ser feitas exclusivamente no site da Fundação Getúlio Vargas (FGV), responsável pela organização do certame. O prazo termina às 23h59 do dia 20 de julho, horário de Brasília.
Taxa de inscrição e isenção
O valor da taxa é R$ 70, tanto para cargos de nível superior quanto de nível médio. Candidatos que atendam aos critérios estabelecidos — como inscritos no CadÚnico, doadores de medula óssea e beneficiários do Prouni ou Fies — podem solicitar isenção da taxa até 8 de julho.
Provas
As provas objetivas estão marcadas para o dia 5 de outubro de 2025, com aplicação simultânea em 228 cidades brasileiras, entre elas João Pessoa (
PB). A etapa discursiva será realizada em 7 de dezembro, apenas para os candidatos classificados na fase anterior.
Distribuição das vagas
Das 3.652 vagas previstas:
3.144 são destinadas a cargos de nível superior
508 para nível intermediário (médio/técnico)
1.172 são para preenchimento imediato
135 vagas estão destinadas à Região Norte
165 ao Nordeste
814 ao Sudeste
54 ao Sul
4 ao Centro-Oeste (sem contar o DF, que concentra 2.089 vagas)
Outras 391 vagas serão alocadas conforme a necessidade da administração federal, podendo ser direcionadas a diferentes regiões.
Blocos temáticos
Os candidatos devem optar por um dos nove blocos temáticos, de acordo com sua área de formação e interesse. Cada bloco agrupa cargos similares, permitindo uma única inscrição com possibilidade de concorrer a várias especialidades. O CNU também prevê reserva de vagas para cotas raciais e sociais, além da inédita paridade de gênero na convocação para a segunda fase, buscando garantir equilíbrio entre homens e mulheres aprovados.
Para mais detalhes sobre o edital, cronograma e cargos ofertados por bloco temático, o candidato deve acessar o site oficial da FGV:
conhecimento.fgv.br/concursos/cpnu2
0 Comentários