
O que era especulação nos bastidores se confirmou neste sábado (15). Como antecipado pelo Fonte83, o presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Adriano Galdino (Republicanos), decidiu retirar sua pré-candidatura ao Governo da Paraíba e declarar apoio ao vice-governador Lucas Ribeiro (PP), que será o nome governista na disputa de 2026.
A decisão saiu após uma reunião estratégica na Granja Santana, que contou com o governador João Azevêdo (PSB), o deputado federal Murilo Galdino (Republicanos), o presidente estadual do Republicanos e da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, o vice-governador Lucas Ribeiro (PP), deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP), a senadora Daniella Ribeiro (PP), o prefeito de Patos, Nabor Wanderley (Republicanos) e lideranças da base aliada. O encontro marcou o fechamento da chapa governista para a sucessão estadual.
Pouco depois da reunião, Murilo Galdino tornou pública a decisão ao postar uma foto do encontro e um texto que confirma o alinhamento do Republicanos ao nome de Lucas Ribeiro: “Atendendo ao pedido do governador, Adriano Galdino decidiu retirar sua legítima pré-candidatura ao Governo do Estado para apoiar o nome de Lucas Ribeiro como pré-candidato ao Governo da Paraíba. O Republicanos segue firme e unido, sempre pensando no melhor para o Estado”, escreveu.
Murilo ainda exaltou o gesto do irmão, classificando como ato de “maturidade, grandeza e compromisso com o povo paraibano”, e reforçou que o projeto de Adriano “foi adiado, não abandonado”.
Chapa governista ganha forma
A costura faz parte do rearranjo político provocado pela renúncia prevista de João Azevêdo em abril, quando deixará o governo para disputar o Senado Federal. Com a saída de João, Lucas Ribeiro assume o comando do Estado e se torna o candidato natural à reeleição.
O apoio de Adriano, que vinha se colocando como pré-candidato e tinha presença consolidada no interior, fortalece o bloco governista e fecha um capítulo importante na montagem da chapa para 2026.
O movimento também consolida a unidade do Republicanos ao lado do governo, garantindo espaço na majoritária e evitando divisão interna no bloco governista.
Com a retirada da pré-candidatura de Adriano Galdino, Lucas Ribeiro ganha impulso político e institucional para iniciar sua pré-campanha com apoio robusto de duas das principais forças da base: o PSB de João Azevêdo e o Republicanos de Hugo Motta.
0 Comentários