Novos membros da ACAL tomam posse no dia 26 de abril; Inácio Torres e Lígia Calado foram eleitos em dezembro




Os dois novos membros da Academia Cajazeirense de Artes e Letras, professor Inácio Torres e professora Lígia Calado, tomarão posse na noite do dia 26 de abril próximo, em solenidade a realizar-se na sede da ACAL, no Espaço Cultural Eliezer Rolim, em Cajazeiras, segundo comunicado expedido nesta segunda-feira (18), pelo presidente da entidade, Francisco Sales Cartaxo.

Os dois foram eleitos por voto direto e secreto, em Assembleia Geral, no dia 7 de dezembro passado. Inácio Torres ocupará a Cadeira nº 29, vaga pelo falecimento do médico Rafael Holanda, cujo patrono é o professor Manuel Ferreira de Andrade Júnior, promotor público em Cajazeiras durante muitos anos, fundador do jornal O Rio do Peixe, na década de 1920.

A professora Lígia Calado foi escolhida para ocupar a Cadeira nº 19, patroneada pelo professor, jornalista e político Hildebrando Leal, que teve curta mas intensa participação na história religiosa, educacional e política de nossa terra. A vaga se deu em função da precoce morte de Eliézer Rolim Filho, professor universitário, cineasta, teatrólogo, formador de uma geração de artistas sertanejos”.

De acordo com o documento, “a definição do local e da data foi acertada pelos novos sócios efetivos em articulação com o presidente Francisco Sales Cartaxo, nos termos do Regimento Interno, atendendo as conveniências dos futuros empossados. Foram escolhidos os sócios Francelino Soares e Nadja Claudino para pronunciarem os discursos de recepção, respectivamente, ao professor Inácio Torres e à professora Lígia Calado”.

“A programação, a ser divulgada nas próximas semanas, está sendo preparada com a participação da Diretoria da ACAL, sobretudo, da Secretária-Geral, Mariana Moreira, do Diretor de Cultura, Naldinho Braga, e da Tesoureira, Nadja Claudino, de comum acordo com os novos acadêmicos”, finaliza o comunicado.

Postar um comentário

0 Comentários