Governadores do Nordeste anunciam envio de bombeiros e equipamentos para o Rio Grande do Sul





O Consórcio Nordeste, grupo formado pelos nove Estados da região, anunciou o envio de recursos humanos e equipamentos para auxiliar os esforços de busca, socorro e o atendimento à população atingida pelas tempestades no Rio Grande do Sul.

Segundo o consórcio, cada Estado disponibilizou recursos, incluindo dezenas de bombeiros militares, binômios (dupla formada por bombeiro e cão farejador), embarcações, viaturas e enfermeiros.

Estão sendo enviados também Equipamentos de Proteção Individual (EPI), como luvas, roupas técnicas, cordas e outros.

Os trabalhos de resgate têm sido dificultados por cortes de energia elétrica e de telecomunicações. Diversas comunidades do interior do estado encontram-se isoladas por alagamentos e ocorrências nas estradas.

“Os nove governos do Nordeste deixam seus efetivos à disposição do Governo do Rio Grande do Sul para que juntos possamos combater os efeitos deste desastre natural que atinge nossos irmãos gaúchos”, disse o consórcio em nota.

De acordo com as previsões, o mau tempo não deve dar trégua ao longo do fim de semana. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou novo alerta de perigo de chuvas intensas para o Rio Grande do Sul e a região Sul de Santa Catarina.

Presidente do Consórcio Nordeste, a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), disse nas redes sociais que conversou com o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, sobre a situação local.

“É um momento de união e toda ajuda possível para que o povo gaúcho possa superar esse triste momento”, afirmou a governadora.

Equipes do estado da Bahia já estão no Estado desde a sexta (3), segundo o Consórcio.

Contingente

• Alagoas: 12 bombeiros militares e 1 binômio (militar condutor e seus cão de resgate)

• Bahia: 22 bombeiros militares; 1 médico; 1 enfermeira e equipamentos de proteção individual.

• Ceará: 2 viaturas tipo AS; 1 embarcação inflável; 1 embarcação de alumínio; 2 equipes de salvamento; 2 binômios certificados em restos mortais e 1 viatura do CBCães.

• Paraíba: 2 viaturas tipo ABS; 2 embarcações infláveis; 2 equipes de salvamento; 2 binômios certificados em restos mortais, e 2 viaturas de canil.

• Pernambuco: 2 viaturas tipo ABS; 2 botes infláveis de salvamento; 8 bombeiros militares; 1 viatura com cães e 2 binômios. As equipes seguirão com materiais específicos para busca e resgate em áreas alagadas e em deslizamento de terra.

• Piauí: 10 bombeiros militares, 2 pickups e 2 barcos (caso necessidade de envio).

• Rio Grande do Norte: 6 bombeiros militares especialistas em operações com embarcações; 2 pickups e 2 Embarcações completas.

• Sergipe: 2 Viaturas pipo pickup; 2 botes infláveis; 1 equipe de salvamento e 2 binômios

Postar um comentário

0 Comentários