
O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta sexta-feira,11, o Indicador Criança Alfabetizada (ICA) de 2024, ferramenta fundamental que permite monitorar o avanço da alfabetização no Brasil. A Paraíba alcançou 55,9% de crianças alfabetizadas segundo o levantamento, ou seja, 4.8 pp de crescimento em relação ao período anterior. O Estado soma-se a outros 10 que bateram as metas - CE, GO, MG, ES, MT, PI, SP, PB, MS, TO, SE nesse período.
Em 2023, o ICA apresentou que 51% das crianças do Estado estavam alfabetizadas ao final do 2º ano do Ensino Fundamental. Essa evolução é um sinal de que as políticas públicas implementadas, pelo governo estadual e, especialmente aquelas construídas em regime de colaboração com os municípios, vêm sendo eficazes e podem servir como base para ampliar ainda mais os resultados nos próximos anos.
Esse indicador acompanha o percentual de crianças alfabetizadas ao final do 2º ano do ensino fundamental, com base na análise dos resultados anuais dos sistemas estaduais de avaliação. Ele utiliza os critérios definidos pela pesquisa Alfabetiza Brasil, conduzida pelo Inep, que orienta a construção de uma política nacional para a alfabetização.
Esse indicador é uma ferramenta estratégica fundamental para nortear políticas públicas, orientar investimentos e fortalecer o compromisso com a melhoria da educação básica. Para alcançar o objetivo nacional de alfabetizar mais de 80% das crianças até 2030, o Inep estabeleceu metas nacionais e intermediárias específicas para estados e municípios.
Para alcançar esse padrão, os estudantes devem demonstrar competências como a leitura de palavras, frases e textos curtos; a localização de informações explícitas em textos com até seis linhas, como bilhetes, crônicas e fragmentos de contos infantis; além da interpretação de conteúdos que combinam linguagem verbal e não verbal.
“O avanço da alfabetização na Paraíba é um sinal claro de que quando políticas públicas são bem estruturadas e implementadas em colaboração com os municípios, os resultados aparecem. Investir na alfabetização é garantir as bases para o desenvolvimento integral de nossas crianças e, consequentemente, do país. Acreditamos que fortalecer a educação pública, com foco na equidade e na aprendizagem desde os primeiros anos, é essencial para transformar realidades e promover justiça social”, explica Maria Slemenson, superintendente de políticas públicas do Instituto Natura no Brasil, organização que atua em parceria com o Fundação Lemann, a Associação Bem Comum formando a Parceria pela Alfabetização em Regime de Colaboração (PARC) na promoção da educação pública de qualidade.
0 Comentários