A Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba confirmou, neste sábado (4), o primeiro caso suspeito de intoxicação por metanol no estado. O paciente, um homem de 32 anos, natural do município de Baraúna, deu entrada no Hospital Regional de Picuí apresentando sintomas compatíveis com a substância, após relatar ingestão de bebida alcoólica nos últimos três dias.
De acordo com o secretário de Saúde, Ari Reis, toda a rede estadual foi acionada para acompanhar o caso. “Agora, no final da manhã, às 11h30, toda a equipe da Secretaria de Estado da Saúde está acompanhando o primeiro caso suspeito por intoxicação de metanol. O paciente deu entrada pela urgência e emergência de Picuí com sintomas característicos dessa intoxicação”, disse.
O homem foi encaminhado à UTI do Hospital Regional de Picuí e será transferido ainda neste sábado para o Hospital de Trauma de Campina Grande, onde permanecerá sob acompanhamento intensivo.
O secretário destacou que as secretarias estadual e municipal de saúde estão atuando em conjunto para oferecer suporte e monitorar a situação. “Quero dizer a todos vocês que as equipes da Secretaria Municipal e da Secretaria Estadual de Saúde estão mobilizadas para acompanhar o caso”, reforçou Ari Reis.
O registro acontece em meio ao aumento de notificações em todo o país. Segundo o Ministério da Saúde, já são mais de 100 casos de suspeita de intoxicação por metanol em investigação em diferentes estados brasileiros.
0 Comentários