
Ao contrário de como era encarado o nível de formação superior do interior do estado, hoje se comprova uma realidade que supera o ensino dos grandes centros e capital. A análise feita dos cursos de medicina nas Universisdades e Faculdades através do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed) 2025 mostrou a avaliação satisfatória em cursos de formação de médicos tornando claro que se tornar profissional de qualidade não precisa estudar numa grande centro.
A cidade de Cajazeiras que possui dois cursos de medicina, sendo um na Universidade Pública e outro numa instituição particular alcançou uma avaliação satisfatória ao contrário de outras instituições de ensino do estado e outras cidades do País que obtiveram um desempenho inadequado.
O curso de medicina da UFCG (Centro Formação de Professores de Cajazeiras conseguiu conceito 4 e o Unifsm (Centro Universitário Santa Maria) alcançou conceito 3 considerado satisfatório, portanto, aprovados os cursos das duas instituições de formação de profissionais médicos.
Os resultados apresentados referem-se aos 351 cursos de medicina que participaram do Enamed 2025. Desses, 304 pertencem ao Sistema Federal de Ensino, que inclui as instituições públicas federais e as instituições privadas. Os demais são regulados pelos sistemas estaduais.
De acordo com a análise, dos 304 cursos de medicina de instituições de educação superior públicas federais e privadas que participaram do Enamed, 204 (67,1%) alcançaram conceito 3 a 5 do Enade, considerados satisfatórios. Outros 99 cursos (32%) obtiveram conceito Enade nas faixas 1 e 2 — menos de 60% dos seus estudantes apresentaram desempenho considerado adequado no Enamed — e passarão por ações de supervisão da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres) do MEC.
Ao todo, 204 cursos de medicina do Sistema Federal de Ensino obtiveram conceito Enade satisfatório. Outros 99 ficaram com conceito 1 e 2 e passarão por medidas de supervisão do MEC.
0 Comentários