Após dois anos e meio de operação, a Azul Conecta anunciou que na primeira quinzena de março serão suspensos quatro dos cinco voos regionais para o interior do Ceará para as cidades de Crateús, Iguatu, Sobral e São Benedito, permanecendo apenas voos para Jericoacoara.
Segundo informações de Igor Pires na sua coluna no Diário do Nordeste, o que ocasionou a decisão da Azul foi aumento brutal dos custos com elevação do dólar e dificuldades com a cadeia de suprimentos aeronáuticos em todo o mundo. Outro motivo que resultou no cancelamento foi a baixa procura pelas ofertas de voos. Antes, havia uma ocupação de apenas 30% de passageiros, o que ocasionou o fim da operação da linha aérea para Aracati que registrava a menor ocupação das cidades cearenses. Apesar da Azul incrementar frequências de duas para três semanais, posicionar todos os voos diretos entre Fortaleza e o Interior (São Benedito, Sobral, Iguatu, Crateús) e ajustar os dias das frequências para segundas, quartas e sextas, dias mais apropriados para quem trabalha.
No entanto, segundo informou Cesar Grandolfo, gerente de Relações Governamentais da Azul as ocupações continuaram baixas, o que para a aeronave o Cessna Caravan de 9 assentos significava operar com um passageiro numa perna e voltar vazio na outra.
Diante da decisão a ser colocada em prática no Ceará, a companhia Azul informa que não haverá descontinuidades da Conecta em voos de estados como Paraíba e Pernambuco, que também não possuem grandes taxas de ocupação, mas eram regularmente maiores que as ocupações no Ceará.
Os voos da Azul Conecta foram lançados no segundo semestre de 2022 em parceria com o governo do Ceará para o desenvolvimento da aviação regional e interiorização da aviação.
"O estado deu os benefícios, a Azul buscou melhorar o serviço, mas não se tornou algo sustentável, sobretudo com o cenário econômico atual", explicou a Azul.
0 Comentários