A Polícia Federal (PF), divulgou na noite desta quinta-feira (26), os nomes das duas pessoas presas na Operação “Coactum”, deflagrada na manhã de hoje, no município de São Bento, no Sertão paraibano, com o objetivo de apurar os crimes de captação de sufrágio (compra de votos) e aliciamento violento de eleitores (novo voto de cabresto).
Os nomes das pessoas foram Anne Karolyne da Silva Marques dos Santos e Joelmir de Oliveira Marques, ambos ligados ao candidato a vice-prefeito, Rafinha Banana (Republicanos), um dos alvos da operação.
De acordo com a PF, os investigados estariam exercendo influência no pleito eleitoral, praticando as condutas de constituição de associação criminosa, uso de violência para coagir o voto e outros que restarem comprovados.
Vários dos envolvidos nos crimes citados acima, possuem extensa ficha criminal, inclusive, por crimes violentos, o que levava aos cidadãos, por medo, a concordar em votar no candidato determinado pela organização.
Nesta fase da investigação, os policiais cumpriram 22 mandados de busca e apreensão, todos na cidade de São Bento, expedidos pelo Juízo da 69ª Zona Eleitoral.
Prisões e apreensões
Nas buscas, duas pessoas foram presas em flagrante por posse de arma de fogo de uso restrito, tendo sido apreendidas várias armas, de diversos calibres, desde uma metralhadora .40 até pistolas 9mm, .380 e revólveres. As armas tinham sido escondidas dentro do vaso sanitário.
Também foram apreendidos aparelhos celulares e diversos documentos que tem ligação com a investigação.
Todos os presos e material apreendido foram levados para a delegacia da Polícia Federal em Patos para as providências.
0 Comentários